Do passado até Nisa. De Nisa para o mundo.
A Casa Landeiro Wines nasce de um sonho que surge de uma busca. Fundada em 2024, em Nisa, por Luiz e Graziela Landeiro, a Casa é o resultado do desejo do casal - um desejo nascido na busca de Luiz Landeiro pelas suas raízes - de fazer vinho de excelência em Portugal, sempre em sintonia com o tempo da terra e respeitando os costumes, a cultura e a economia locais.
[ Saber mais ]A Casa Landeiro Wines é uma produtora de vinho do Alto Alentejo, Portugal, fundada em 2024, por Luiz e Graziela Landeiro, em Nisa, na Tapada do Fental.
Natural do Brasil, do estado do Espírito Santo, Luiz Landeiro tem antepassados com origens entre o Norte de Portugal e a Galiza, pelo lado do bisavô paterno. Na tentativa de encontrar os seus ancestrais e até, quiçá, parentes contemporâneos nessa região, Luiz achou uma garrafa de vinho antiga em cujo rótulo se lia “Quinta do Landeiro”. Embora não tenha conseguido descobrir se o apelido pertencia a algum familiar, essa descoberta plantou uma semente: a vontade de produzir vinho com o nome de família. A concretização desse desejo é, assim, também uma forma de Luiz Landeiro homenagear a família e, ao mesmo tempo, resgatar os elos que o ligam aos antepassados que, há 150 anos, deixaram a Península Ibérica e rumaram ao Brasil, à procura de uma vida melhor.
A busca de Luiz Landeiro pelo lugar ideal para materializar o sonho de fazer vinho acabou por desembocar na Tapada do Fental, propriedade às portas de Nisa. A Tapada assim foi rebatizada em homenagem à terra-natal do bisavô de Luiz, José: O Fental, uma pequena aldeia galega, situada algures entre Lugo e Ourense. Foi na Tapada do Fental – um terreno de 30 hectares, 14 dos quais consagrados à vinha – que, em 2024, a Casa Landeiro se instalou. E, em outubro desse mesmo ano, realizou-se a primeira vindima, a “Colheita Zero”, a partir da qual foi produzido o primeiro vinho com o rótulo da Casa: Para Nisa Tinto 2024. A Tapada do Fental enfrenta agora tempos de mudança. Estão previstas – e, em certos casos, estão já em curso – intervenções com vista à melhoria da vinha. Algumas dessas intervenções implicam a substituição de parcelas inteiras, obrigando a uma reconfiguração dos terrenos de cultivo na propriedade. A filosofia da Casa Landeiro, bem expressa na assinatura Tempo da Terra, assenta no profundo respeito pelos ciclos da natureza, pela sustentabilidade da vinha e de todos os processos que envolvem a produção de vinho, desde a viticultura até à enologia. Quanto aos vinhos, a ambição da Casa Landeiro mantém-se tão firme como no momento inicial: fazer um vinho “para beber com aqueles que amamos”, nas palavras de Luiz Landeiro.
Todos os direitos reservados @ www.casalandeiro.pt • Informação Legal