TERROIR

Uma exposição solar abundante, os solos argiloarenosos, invernos húmidos, grandes amplitudes térmicas e verões curtos e quentes: estas são as principais características do terroir da Tapada do Fental.

[ Saber mais ]

Uma exposição solar abundante, os solos argilo-arenosos, invernos húmidos, grandes amplitudes térmicas e verões curtos e quentes: estas são as principais características do terroir da Tapada do Fental. Situada na face de um relevo suavemente voltada a sul, e sem elevações ou outros obstáculos entre a luz solar e a propriedade, todo o terreno é, de forma muito generosa, banhado pelo sol desde que ele nasce até ao ocaso. No solo, a prevalência de argila e areia é temperada por outros elementos, que acrescentam diversidade e que são fruto de uma herança geológica rica, onde se encontra, por exemplo, o quartzo, cuja presença abunda na vizinha Serra de São Mamede. Em resultado desta composição, o terreno varia entre as secções de grande fertilidade e outras onde o solo se torna impermeável à superfície. As vinhas implantadas no segundo tipo foram e continuarão a ser levantadas e replantadas nos talhões do primeiro. Alguns destes talhões férteis nunca tinham sido cultivados antes, pelo que se antecipa que o vigor do terreno seja extraordinário.

Dos 14 hectares cultivados com vinha, a maior parcela é ocupada em exclusivo com a casta Aragonês (5,2 Ha), seguindo-se, em termos de dimensão, os talhões dedicados às várias castas de vinho tinto, com um total de 4 hectares (2,8 + 1,2 Ha). Nessas parcelas, misturam-se plantações das castas estrangeiras Arinarnoa e Marselan com a portuguesa Tinta Miúda, e acrescenta-se também uma branca: Viognier. Há ainda, dedicada exclusivamente aos vinhos tintos, a parcela de Vinhas Velhas, com quase um hectare composto por cepas.

As parcelas de vinhos brancos, plantadas no decorrer de 2025 (e a plantar futuramente, em 2026 e 2027), serão constituídas, em grande parte, pelas castas tradicionais portuguesas Arinto, Bical, Malvasia e Sercial, às quais se juntarão, embora em número muito inferior de cepas por casta, variedades vindas de fora, tais como Savagnian, Sauvignon Blanc, Semillon, Tália ou Petit Mansegn, entre outras que terão na vinha menor peso e expressão, como Riesling, Chenin ou Vermentino. So nível do clima, a Tapada do Fental beneficia do padrão da região de Nisa, a norte da Serra de São mamede e a sul do Rio Tejo. Aqui, os verões são curtos, quentes, secos e praticamente sem condensação. Os invernos, por seu lado, são frescos, ricos em precipitação e geralmente nublados.

As estações intermédias são caracterizada pela moderação das temperaturas, sendo de esperar tempo ameno durante primavera e outono. A amplitude térmica ronda, ao longo do ano, os 10 graus durante um dia, com exceção do pico do verão (entre meados de julho e meados de agosto), altura em que atinge, por noma, os 15 graus de diferença entre as temperaturas mínima e máxima.

Todos os direitos reservados @ www.casalandeiro.pt • Informação Legal